Central de Ajuda Ongsys

Implantação

Ongsys

Se você chegou até aqui é por que concluímos com sucesso a etapa de contratação do sistema. Seja bem-vindo! Ficamos muito felizes em tê-lo como cliente e temos certeza que o sistema e nossa equipe irão auxiliar na gestão financeira da organização.


Nesta próxima etapa faremos a parametrização inicial do sistema, inserindo dados necessários para o correto funcionamento da ferramenta.


Etapas da Implantação 📌


Abaixo, listamos as principais etapas para deixar o Ongsys pronto para uso.


As configurações abaixo são obrigatórias e devem ser realizadas para que a gestão financeira por meio do Ongsys possa ser iniciada:

1) Plano de Contas Financeiro

2) Plano de Projetos/Centros de Custo

3) Usuários e Permissões

4) Contas Bancárias

5) Cadastros de Clientes, Doadores, Fornecedores, Colaboradores e outros


Finalizadas as etapas anteriores, sua organização já consegue realizar a gestão financeira por meio do Ongsys!


Já as configurações abaixo são complementares e podem ser executadas posteriormente, se houver necessidade e conforme planejamento da organização:

 - Integração Contábil

 - Autorização de Pagamentos

 - Captura de Notas Fiscais

 - Módulo de Compras

 - Emissão de Boletos

 - Emissão de Notas Fiscais de Serviço


Atenção:


As funções complementares estão disponíveis de acordo com o plano contratado. Consulte detalhes em seu contrato.

Dicas para uma boa Implantação 🎯


  • Leia atentamente este manual e assista aos vídeos disponíveis
  • Defina um responsável pela implantação
  • Mantenha um diálogo constante com sua contabilidade neste processo
  • Consulte os demais manuais de ajuda neste portal
  • Faça testes com poucos dados antes de registrar grandes volumes de lançamentos



Para iniciar, assista ao vídeo abaixo para conhecer o processo de implantação.

Etapa 1

Plano de Contas Financeiro

Atenção: Solicite apoio da sua contabilidade para definição desta estrutura.

Plano de Contas Financeiro é uma estrutura criada a partir de um conjunto de contas que representam as movimentações de recursos da empresa. É uma forma de classificar as receitas e despesas, assim como padronizar e nortear os trabalhos de registro das operações. Essa estrutura permite que o administrador consiga acompanhar a evolução das receitas e despesas ao longo do tempo, onde estão concentrados os principais gastos da entidade ou qual a fonte principal de receitas (prestação de serviços, doações, vendas, etc.). Com isso, é possível fazer seu planejamento de caixa, pois sabe onde consegue cortar gastos, investir, etc.


O modelo abaixo já apresenta uma estrutura de Plano de Contas Financeiro padrão, já disponibilizado no sistema. Esta estrutura pode ser discutida com sua atual contabilidade e alterado conforme a necessidade.


Clique aqui para fazer download do modelo de preenchimento do Plano de Contas Financeiro


A estrutura dos planos deve ser construída por níveis e subníveis, totalizadores (T) e analíticos (A), conforme exemplo:

1. Primeiro nível - T

  1.1. Segundo nível - T

     1.1.1. Terceiro nível - T

         1.1.1.01 Quarto nível - T

              1.1.1.01.001 Quinto nível - A


Como exemplo, é apresentada abaixo a estrutura para definição de receitas próprias de custeio, no plano de contas financeiro:

1. Receitas - T

  1.1. Receitas Operacionais - T

     1.1.1. Receitas Próprias - T

         1.1.1.01 Custeio - T

              1.1.1.01.001 Doações Pessoa Jurídica - A

              1.1.1.01.002 Doações Pessoa Física - A

              1.1.1.01.003 Contribuições - A

                (...)


Caso haja necessidade, é possível a utilização de uma quantidade maior ou menor de subníveis.


Nesta estrutura, os níveis e subníveis principais são chamados de contas totalizadoras, que funcionam como agrupadores dos dados. Já os últimos subníveis, são chamados de contas analíticas. As contas analíticas são as utilizadas para registro dos lançamentos financeiros.


Desta forma, é possível realizar a análise das movimentações financeiras em diferentes níveis, considerando tanto as contas analíticas utilizadas nos lançamentos, quanto as totalizadoras, que irão somar o valor das movimentações financeiras registradas nas contas analíticas do mesmo grupo.


Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a estrutura do Plano de Contas Financeiro.


Atenção:


Este não é o plano de contas contábil.

Importante:


A estrutura do Plano de Contas Financeiro deve ser confeccionada no modelo disponibilizado anteriormente.

Após o preenchimento e revisão, encaminhar o arquivo para suporte@ongsys.com.br.

Etapa 2

Plano de Projetos/Centros de Custo

Atenção: Solicite apoio da sua contabilidade para definição desta estrutura.

Centro de Custo é uma unidade dentro da empresa, geralmente um departamento ou um projeto, que agrupa receitas e despesas, facilitando a análise dos dados e auxiliando nas decisões gerenciais. É como se cada setor ou projeto fosse transformado em uma pequena empresa independente, na qual as receitas e despesas foram isoladas do restante dos departamentos ou projetos, possibilitando que seja analisada a representatividade de cada uma delas em relação ao todo.


Esta visão ajuda a definir o orçamento ideal para cada uma delas, tornando a empresa mais eficiente e alocando recursos onde o retorno realmente vai acontecer. Para projetos, por exemplo, em que os recursos são restritos, é imprescindível o controle via centros de custo, já que os valores recebidos possuem destinação específica e precisam estar dentro do orçamento aprovado para o projeto.


Clique abaixo para fazer download do modelo de preenchimento do Plano de Projetos/Centros de Custo


De maneira similar ao Plano de Contas Financeiro, a estrutura dos Projetos/Centros de Custo também deve ser construída por níveis e subníveis, totalizadores (T) e analíticos (A). No exemplo abaixo, temos a estrutura de uma organização chama Associação Ongsys, no qual há dois grupos principais, Institucional e Projetos, que agrupam os centros de custo e projetos analíticos, a serem utilizados nos lançamentos.


1. Associação Ongsys - T

  1.1. Institucional - T

     1.1.01. Departamento de Projetos - A

     1.1.02. Departamento de Tecnologia - A

  1.2. Projetos - T

     1.2.01. Projetos Educação - A

     1.2.02. Projetos Cultura - A

     1.2.03 Projetos Esporte - A

                 (...)


Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a estrutura dos Projetos/Centros de Custo


Importante:


A estrutura dos Projetos/Centros de Custo deve ser confeccionada no modelo disponibilizado anteriormente.

Após o preenchimento e revisão, encaminhar o arquivo para suporte@ongsys.com.br.

Etapa 3

Usuários e Permissões

No Ongsys é possível cadastrar usuários e definir, por meio de Perfis de Permissão, quais funcionalidades eles podem acessar.


Ao final do processo de contratação, um usuário já foi criado automaticamente com os dados do administrador solicitante da contratação. Por favor, verifique em seu e-mail e localize a mensagem com assunto "Seja muito bem-vindo ao Ongsys!". Nela consta o usuário e senha inicial para acesso ao sistema.


Os demais usuários devem ser cadastrados por este administrador. 


Acesse o conteúdo abaixo para detalhes sobre o cadastro de Usuários e definições de Permissões.


By William Tenório June 3, 2024
A gestão de usuários é uma parte fundamental para garantir que sua equipe tenha acesso adequado às funcionalidades do sistema, mantendo a segurança e a eficiência operacional. U ma gestão de usuários e acessos bem feita é crucial para: Segurança de Dados: Garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a informações sensíveis. Eficiência Operacional: Assegurar que cada membro da equipe tenha as permissões necessárias para realizar suas tarefas sem obstáculos. Conformidade Legal: E star em conformidade com legislações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que estabelece normas rigorosas para a proteção de dados pessoais. A LGPD, em particular, impõe responsabilidades significativas sobre como os dados pessoais devem ser coletados, armazenados, e utilizados. Uma gestão eficaz de usuários ajuda a garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar esses dados, minimizando o risco de violações e garantindo a privacidade dos indivíduos. Portanto, a gestão dos usuários é de responsabilidade da sua organização! Nós, da Ongsys, fornecemos as ferramentas necessárias, mas não realizamos a liberação ou cadastro de usuários. Essa tarefa deve ser conduzida internamente por sua equipe. 

Etapa 4

Contas Bancárias

Para que as movimentações financeiras possam ser devidamente registradas, é necessário o cadastro das contas bancárias utilizadas pela organização.


Com as contas bancárias cadastradas, será possível realizar a baixa das despesas e receitas, registrar lançamentos bancários e fazer transferências entre as contas. Desta maneira, todo o fluxo de caixa da organização poderá ser acompanhado por meio das funcionalidades do sistema.


Acesse o conteúdo abaixo para detalhes sobre o cadastro de Contas Bancárias.


By William Tenório October 25, 2021
Para realizar a gestão dos cadastros de contas bancárias e bancos, clique em Gestão de Cadastros , no menu lateral esquerdo, e Contas e Bancos .

Etapa 5

Clientes, Doadores, Fornecedores e outros

No Ongsys há dois cadastros de pessoas, chamados de Fornecedores e outros, e Clientes e outros. O primeiro é utilizado para registro das despesas, como contratações de serviços, compras e folha de pagamento, enquanto o segundo é utilizado para registro das receitas, como prestações de serviço, vendas e doações.


Essas pessoas precisam estar cadastradas, para que você possa fazer o lançamento das receitas e despesas.


É possível realizar o cadastro destas pessoas conforme o uso do sistema, sempre que houver necessidade de registrar um pagamento ou recebimento.


Contudo, caso a organização já possua uma base cadastral com estes dados, é possível inseri-la no sistema neste momento. Baixe os modelos abaixo e faça o preenchimento.


Clique aqui para fazer download do modelo de preenchimento de Fornecedores

Clique aqui para fazer download do modelo de preenchimento de Clientes


Uma vez preenchidos os modelos, acesse a tela de fornecedores e clientes e faça importação.


1) No menu lateral, clique em Gestão de Cadastros > Clientes, Fornecedores e Outros.

2) Escolha a aba desejada.

3) Clique no botão de Upload de arquivos.

4) Selecione o arquivo.

5) Clique em Importar.


Ao final do processamento, os dados serão carregados.


Acesse o conteúdo abaixo para detalhes sobre o cadastro de pessoas diretamente pelo sistema.

By William Tenório October 25, 2021
Para realizar a gestão dos cadastros de clientes e fornecedores, clique em Gestão de Cadastros , no menu lateral esquerdo, e Cliente, Fornecedores e Outros .

Importante:


Para realizar a correta importação dos cadastros no sistema, é necessário o preenchimento da planilha exatamente como definido no modelo.

Gestão Financeira

Liberada

Se você realizou todas as etapas anteriores, seu sistema já está pronto para realizar a gestão financeira básica! Neste momento, a organização já pode começar a registrar todas as movimentações financeiras, assim como gerar relatórios e realizar a conciliação bancária das contas.


Siga para as etapas seguintes, quando quiser implantar as demais funcionalidades do sistema.

Etapa Complementar

Parametrização Contábil

O Ongsys permite a integração contábil com diversos sistemas de gestão contábil. Essa integração transforma os lançamentos financeiros registrados no sistema em lançamentos contábeis, gerando arquivos no layout específico de cada sistema contábil utilizado pela entidade.

A parametrização contábil é composta por diversas configurações que devem ser fornecidas pelo escritório de contabilidade responsável:

  • Parametrização do plano de contas financeiro
  • Parametrização do plano de projetos/centros de custo
  • Parametrização das contas bancárias
  • Parametrização das contas de descontos, juros, multas, impostos e adiantamentos



1) Parametrização do Plano de Contas Financeiro


O Ongsys utiliza o conceito de partida dobrada para conversão dos lançamentos financeiros em contábeis. A partida dobrada é o princípio contábil que determina que todo lançamento contábil deve ter, no mínimo, um débito e um crédito de igual valor, garantindo o equilíbrio das contas. Ou seja, para cada movimentação registrada, o total debitado deve ser igual ao total creditado. Esse método permite manter a contabilidade sempre balanceada e facilita a identificação de erros ou inconsistências nos registros.


No Ongsys, cada conta analítica do Plano de Contas Financeiro pode ser associada a quatro tipos de contas contábeis que respeitam o princípio da partida dobrada:

  1. Provisão Crédito
    Conta contábil creditada no momento do lançamento (provisão da receita ou despesa).
  2. Provisão Débito
    Conta contábil debitada no momento do lançamento (provisão da receita ou despesa).
  3. Baixa Crédito
    Conta contábil creditada no momento da baixa do lançamento (recebimento ou pagamento).
  4. Baixa Débito
    Conta contábil debitada no momento da baixa (recebimento ou pagamento).


Dessa forma, o sistema consegue gerar os lançamentos contábeis automaticamente e sempre equilibrados, respeitando as normas da contabilidade.

Exemplo:


Seja uma DESPESA de R$ 100,00 na conta 2.01.04.002 - CONTABILIDADE. Esta conta está parametrizada como:

  • Provisão Crédito: 2030 (conta contábil de fornecedores a pagar)
  • Provisão Débito: 4928 (conta contábil de serviços contábeis)
  • Baixa Crédito: @$ (conta contábil da conta bancária utilizada no pagamento - será usado o código contábil da conta utilizada)
  • Baixa Débito: 2030 (conta contábil de fornecedores a pagar)


Desta forma, serão criados os lançamentos contábeis da seguinte maneira:

  • Na provisão da despesa:
  • Crédito: R$ 100 na conta 2030
  • Débito: R$ 100 na conta 4928
  • No pagamento da despesa
  • Crédito: R$ 100 na conta [Conta contábil da conta bancária utilizada no pagamento]
  • Débito: R$ 100 na conta 2030


Assim, a baixa do lançamento zera o crédito na conta 2030 feito na provisão.


A parametrização do Plano de Contas Financeiro deve ser realizado via arquivo:

  1. Acesse o Plano de Contas Financeiro já cadastrado no sistema em Gestão de Cadastros > Plano de Contas Financeiro
  2. Exporte o plano para uma planilha em excel, no botão de exportação
  3. Preencha as colunas COD CONTA CONTABIL PC, COD CONTA CONTABIL PD, COD CONTA CONTABIL BC e COD CONTA CONTABIL BD
  4. Envie o arquivo para suporte@ongsys.com.br

Importante:


Para contas do plano financeiro no qual não há provisão, não é preciso preencher Provisão Crédito e Provisão Débito. Por exemplo, lançamentos bancários.

Para DESPESAS, a conta Baixa Crédito sempre irá considerar a conta contábil da conta bancária utilizada no pagamento. Não é preciso preencher.

Para RECEITAS, a conta Baixa Débito sempre irá considerar a conta contábil da conta bancária utilizada no recebimento. Não é preciso preencher.


2) Parametrização do Plano de Projetos/Centros de Custo


Todos os lançamentos contábeis estarão vinculados ao projeto/centro de custo utilizado no lançamento.


Para isto, é preciso informar o código contábil de cada um dos projetos/centros de custo analíticos:

  1. Acesse o Plano de Projetos/Centros de Custo já cadastrado no sistema em Gestão de Cadastros > Plano de Projetos/Centros de Custo
  2. Exporte o plano para uma planilha em excel, no botão de exportação
  3. Preencha a coluna CONTA CONTABIL
  4. Envie o arquivo para suporte@ongsys.com.br



3) Parametrização das Contas Bancárias


Em todos os lançamentos financeiros, a conta bancária utilizada no pagamento será utilizada na definição dos lançamentos contábeis. Para DESPESAS, a conta contábil da conta bancária utilizada no pagamento será utilizada como Crédito no lançamento de baixa. Para RECEITAS, a conta contábil da conta bancária utilizada no recebimento será utilizada como Débito no lançamento da baixa.


Para parametrizar as contas bancárias, é preciso informar o código contábil de cada uma:

  1. Acesse a lista de contas bancárias previamente cadastrada em Gestão de Cadastros > Bancos e Contas
  2. Edite cada conta cadastrada e preencha o campo Conta Contábil


4) Parametrização das Contas de Juros, Multas, Descontos, Impostos e Adiantamentos


Por fim, é necessário parametrizar as contas contábeis relacionadas aos juros, multas e descontos aplicados no pagamento ou recebimento dos lançamentos. Também é necessário parametrizar as contas contábeis dos impostos e dos adiantamentos, caso utilizado pela organização.


Para parametrizar:

  1. Acesse as configurações gerais de parametrização, em Configurações > Configurações Gerais
  2. Acessa a Aba Parametrização Contábil
  3. Preencha os campos com as contas contábeis

Importante:


Toda a parametrização contábil deve ser realizada com o código reduzido das contas contábeis.


A parametrização do Plano de Contas Financeiro e de Projetos/Centros de Custo deve ser realizada nos arquivos exportados do sistema. Após o preenchimento e revisão, encaminhar os arquivos para suporte@ongsys.com.br.

Etapa Complementar

Autorização de Pagamentos

O fluxo de autorização de pagamentos é um processo pelo qual todas as solicitações de pagamento devem passar antes de serem realizadas. Este fluxo assegura que os pagamentos sejam revisados e aprovados por pessoas autorizadas, reduzindo o risco de erros e fraudes.


O sistema Ongsys permite configurar até quatro níveis de aprovação sequenciais. Isso significa que uma solicitação de pagamento pode passar por até quatro aprovadores diferentes, cada um revisando e aprovando a transação antes que ela seja executada. Esses níveis são configuráveis de acordo com as necessidades e políticas da sua organização.


Acesse o conteúdo abaixo para detalhes sobre a configuração da Autorização de Pagamentos e dos Aprovadores.

Assista ao vídeo abaixo para mais detalhes sobre a configuração das alçadas.


By William Tenório June 15, 2024
A gestão eficiente dos pagamentos é essencial para manter a saúde financeira de sua organização. O sistema Ongsys oferece um fluxo de autorização de pagamentos que garante controle e segurança, permitindo que cada pagamento passe por etapas de aprovação antes de ser efetuado. O fluxo de autorização de pagamentos é um processo pelo qual todas as solicitações de pagamento devem passar antes de serem realizadas. Este fluxo assegura que os pagamentos sejam revisados e aprovados por pessoas autorizadas, reduzindo o risco de erros e fraudes.

Etapa Complementar

Captura de Notas Fiscais

Com o Ongsys é possível capturar as Notas Fiscais de Serviço e as DANFEs emitidas contra o CNPJ da sua organização.


Para as NFS-e há uma limitação em relação ao municípios para os quais é possível capturar. Em se tratando de um recurso municipal, cada município tem autonomia para utilizar um sistema de emissões diferente e aplicar regras de acesso às notas. No momento, capturamos as do município de São Paulo - SP, Barueri - SP e Rio de Janeiro - RJ (caso prestador e tomador sejam do Rio de Janeiro).


Já as DANFES, por serem federais, são todas capturas.


Para realizar as capturas, é preciso disponibilizar o certificado digital A1 da organização, válido e com senha:

  1. Acesse Configurações > Configurações Gerais
  2. Acesse a aba Captura de Notas Fiscais
  3. No campo Certificado Digital, insira o certificado A1  e a senha, e clique em Salvar Configurações
  4. Avise o Suporte Ongsys por meio do e-mail suporte@ongys.com.br para que possamos finalizar a configuração

Etapa Complementar

Módulo de Compras

O Módulo de Compras do Ongsys permite gerenciar todo o processo de aquisição de produtos e serviços da organização, desde a requisição até o encerramento do pedido.


Acesse o conteúdo abaixo para detalhes sobre a configuração da Módulo de Compras.

Assista ao vídeo abaixo para mais detalhes sobre a configuração das alçadas.

By William Tenório February 23, 2025
Cadastre os produtos e/ou serviços que sua entidade compra/contrata

Etapa Complementar

Emissão de Boletos


Caso sua organização faça a emissão de boletos para recebimento de valores, é preciso configurar a emissão e realizar um processo de homologação.


  1. Identifique as contas bancárias utilizadas na emissão dos boletos e envie as informações descritas abaixo para suporte@ongsys.com.br
  2. Informe os dados de um pagador para realização do processo de homologação:
  3. Nome completo
  4. CPF
  5. Endereço completo
  6. Para cada conta bancária identificada, iremos emitir um boleto de homologação no valor de R$ 10,00. Este boleto deverá ser pago
  7. Registre os boletos de homologação por meio do arquivo de registro que enviaremos a você
  8. Faça o pagamentos dos boletos
  9. Após efetivação dos pagamentos e recebimento dos valores nas contas, gere o arquivo de retorno no internet banking
  10. Envio os arquivos de retorno para suporte@ongsys.com.br


Feito o procedimento acima, nossa equipe irá validar os arquivos e, estando tudo correto, ativar as contas para emissão dos boletos.




Consulte abaixo as informações que precisam ser enviadas para cada instituição bancária.

- Sequencial Nosso Número: O Nosso Número é um Número Identificador Bancário (NIB) denominado pelo banco como "Nosso Número". Ele identifica o boleto de forma única no sistema bancário e é gerado a partir de uma sequência: o Número Sequencial. Informar o último Número Sequencial utilizado para emitir o boleto antes de emitir via Ongsys. Caso seja o primeiro boleto emitido nesta conta bancária, informar zero.

- Carteira: A Carteira é um serviço oferecido pelos bancos que permite à empresa cliente (beneficiário) emitir boletos. No Itaú, há dois tipos de carteira: comum e especial. As carteiras especiais são: 106, 107, 122, 142, 143, 195, 196, 198; as carteiras comuns são todas as outras.

- Tarifa Debitada no Pagamento: Para que o processamento do arquivo CNAB retorno ocorra corretamente, escolha a opção de acordo com o seu contrato com o banco. Caso tenha dúvida, entre em contato com o seu gerente. SIM: Significa que o banco informa no arquivo CNAB retorno que a tarifa bancária já é debitada no valor pago. NÃO: Significa que no arquivo CNAB retorno o valor pago informado é o integral e que, portanto, não houve subtração da tarifa bancária no valor pago informado.

- Multa (%) se houver

- Juros ao dia (%) se houver

- Sequencial Nosso Número: O Nosso Número é um Número Identificador Bancário (NIB) denominado pelo banco como "Nosso Número". Ele identifica o boleto de forma única no sistema bancário e é gerado a partir de uma sequência: o Número Sequencial. Informar o último Número Sequencial utilizado para emitir o boleto antes de emitir via Ongsys. Caso seja o primeiro boleto emitido nesta conta bancária, informar zero.

- Convênio: Código do cliente no formato 0000000

- Carteira: A Carteira é um serviço oferecido pelos bancos que permite à empresa cliente (beneficiário) emitir boletos.

- Multa (%) se houver

- Juros ao dia (%) se houver

 - Espécie de título:

01 - Duplicata Mercantil

02 - Nota Promissória

03 - Nota de Seguro 

05 – Recibo 

08 - Letra de Câmbio 

09 – Warrant 

10 – Cheque 

12 - Duplicata de Serviço 

13 - Nota de Débito 

15 - Apólice de Seguro 

25 - Dívida Ativa da União 

26 - Dívida Ativa de Estado 

27 - Dívida Ativa de Município

31 – Boleto de Cartão de Crédito

32 – Boleto de Proposta

33 – Boleto de Aporte

- Sequencial Nosso Número: O Nosso Número é um Número Identificador Bancário (NIB) denominado pelo banco como "Nosso Número". Ele identifica o boleto de forma única no sistema bancário e é gerado a partir de uma sequência: o Número Sequencial. Informar o último Número Sequencial utilizado para emitir o boleto antes de emitir via Ongsys. Caso seja o primeiro boleto emitido nesta conta bancária, informar zero.

- Código do Beneficiário: Código do beneficiário: também chamado de "código do cliente", "código do cedente", "convênio", é um número/código adotado pelo banco para identificar o contrato firmado para a prestação de um tipo de serviço entre o banco e a empresa cliente (beneficiário). É número de até 8 dígitos e não é utilizado durante a emissão do boleto, mas ele é necessário para o processamento dos arquivos CNAB (remessa e retorno), onde através dele as informações de pagamentos, dentre outras, são corretamente atribuídas aos boletos em suas respectivas contas bancárias.

- Carteira: A Carteira é um serviço oferecido pelos bancos que permite à empresa cliente (beneficiário) emitir boletos.

- Multa (%) se houver

- Juros ao dia (%) se houver

- Sequencial Nosso Número: O Nosso Número é um Número Identificador Bancário (NIB) denominado pelo banco como "Nosso Número". Ele identifica o boleto de forma única no sistema bancário e é gerado a partir de uma sequência: o Número Sequencial. Informar o último Número Sequencial utilizado para emitir o boleto antes de emitir via Ongsys. Caso seja o primeiro boleto emitido nesta conta bancária, informar zero.

- Código do Beneficiário: Código do beneficiário: também chamado de "código do cliente", "código do cedente", "convênio", é um número/código adotado pelo banco para identificar o contrato firmado para a prestação de um tipo de serviço entre o banco e a empresa cliente (beneficiário). Este número é obrigatório para a emissão de boletos e possui o seguinte formato: ddddddd, 7 dígitos (6 dígitos + dígito verificador), onde (d) é um número de zero a nove.

- Código de Transmissão: Informação cedida pelo banco que identifica o arquivo remessa do cliente. Normalmente possui 15 ou 20 dígitos, sendo diferenciado pela conta, quando é uma conta do modelo antigo ou do novo. Isso não quer dizer que possa ter outros tamanhos, mas sendo o máximo de 20 dígitos.

- Multa (%) se houver

- Juros ao dia (%) se houver

- Sequencial Nosso Número: O Nosso Número é um Número Identificador Bancário (NIB) denominado pelo banco como "Nosso Número". Ele identifica o boleto de forma única no sistema bancário e é gerado a partir de uma sequência: o Número Sequencial. Informar o último Número Sequencial utilizado para emitir o boleto antes de emitir via Ongsys. Caso seja o primeiro boleto emitido nesta conta bancária, informar zero.

- Código do Beneficiário: Código do beneficiário: também chamado de "código do cliente", "código do cedente", "convênio", é um número/código adotado pelo banco para identificar o contrato firmado para a prestação de um tipo de serviço entre o banco e a empresa cliente (beneficiário). Para a carteira SIGCB 01, esse número possui, normalmente, 6 dígitos e um dígito verificador (dddddd-d). OBS.: O dígito verificador é calculado automaticamente pelo sistema, não sendo necessário informá-lo. Deve-se informar apenas o número SEM o dígito.

- Multa (%) se houver

- Juros ao dia (%) se houver

Consultar informações necessárias para suporte@ongsys.com.br

Etapa Complementar

Emissão de NFS-e

Caso sua organização faça a emissão de notas fiscais de serviço, é preciso configurar a emissão.


  1. Faça o levantamento das informações abaixo e as encaminhe para suporte@ongsys.com.br
  2. Insira o certificado digital A1, válido e com senha, em Configurações > Configurações Gerais > Aba Captura de Notas Fiscais


Informações necessárias para emissão de NFS-e:

  • Dados do prestador:
  • Inscrição Municipal
  • Optante do Simples Nacional (sim ou não)
  • Regime Especial de Tributação (normal, isenta, imune ou suspensa)
  • Dados dos serviços - para cada um deles, informar:
  • Descrição do Serviço
  • Código do Serviço no Município
  • Código do Serviço na LC 116/03
  • Alíquota do ISS
  • Dados de emissão:
  • Série. A série dos RPS varia de acordo com cada prefeitura, podendo ser número (1, 2 ou 3, por exemplo) ou letras (A, S, NFS, pro exemplo), portanto, consulte-a com o município da empresa antes de iniciar a emissão das NFS-e.
  • Número do RPS atual
  • Número do lote atual. Número da último nota fiscal emitida.
  • PDF da última nota fiscal emitida





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