Blog Layout


Central de Ajuda Ongsys

Plano de Contas Financeiro e Projetos

William Tenório • Apr 29, 2024

A gestão financeira eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer organização, especialmente quando se trata de Organizações Sem Fins Lucrativos. Dois elementos cruciais para essa gestão são o Plano de Contas Financeiro e o Plano de Projetos/Centros de Custo.


Lista de conteúdos:

Plano de Contas

O Plano  de Contas  é uma  estrutura  criada  a  partir  de  um  conjunto  de  contas  que  representam  as movimentações de recursos da empresa (financeiros ou não). É uma forma de classificar as entradas e saídas de recursos, assim como padronizar e nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.


O plano de contas  possibilita a  elaboração das  demonstrações  contábeis  e informações  financeiras  da  empresa (DRE, Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial). Também é muito importante em análises e suporte à tomada  de decisão  pelos  gestores,  uma  vez  que possibilita  a  observação  da evolução  de  despesas  e receitas de cada grupo ao longo do tempo.



Projetos/Centros de Custo

O Centro  de Custo  é uma  unidade dentro  da  empresa,  geralmente um  departamento  ou um  projeto, que agrupa receitas e despesas, facilitando a análise dos dados e auxiliando nas decisões gerenciais. É como se cada setor ou projeto fosse transformado em uma pequena empresa independente, na qual as receitas e despesas foram  isoladas  do  restante  dos  departamentos  ou  projetos,  possibilitando  que  seja  analisada  a representatividade de cada uma delas em relação ao todo.


Esta visão ajuda a definir o orçamento ideal para cada  uma  delas,  tornando  a  empresa  mais  eficiente  e alocando  recursos  onde  o  retorno  realmente  vai acontecer.  Para  projetos,  por  exemplo,  em  que  os  recursos  são  restritos,  é  imprescindível  o  controle  via centros  de  custo,  já  que  os  valores  recebidos possuem  destinação  específica  e  precisam  estar  dentro  do orçamento aprovado para o projeto.



Plano de Contas Contábil x Plano de Contas Financeiro

O  objetivo  de ambos  é o  mesmo, porém  enquanto  o  plano  de contas  financeiro considera  apenas  as  informações  financeiras  da  empresa,  ou  seja,  as  receitas  e  despesas  que  transacionam  no  banco/origens bancárias, o plano de contas contábil traz as informações financeiras e econômicas da entidade, englobando as   informações   da   conciliação   bancária, acompanhamento   de   imobilizado, seguros   e   apropriações, depreciação,  etc.  O  plano  de  contas  contábil  engloba  os  grupos do Ativo,  Passivo,  Patrimônio  Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

O Sistema Ongsys, por ser um sistema financeiro, traz a estrutura de plano de contas financeiro, já que precisa ilustrar apenas a movimentação transacionada nos bancos e caixas da entidade. Essa estrutura já permite que o administrador consiga acompanhar a evolução das receitas e despesas ao longo do tempo, onde estão concentrados os principais gastos da entidade ou qual a fonte principal de receitas (prestação de serviços, doações, vendas, etc.). Com isso, é possível fazer seu planejamento de caixa, pois sabe onde consegue cortar gastos, investir, etc. A fim de permitir integração com o sistema contábil, cada conta do plano de contas financeiro traz uma amarração de provisão de débito e crédito nas contas correspondentes no plano contábil, para registro correto da transação na lógica contábil.

Gerenciamento do Plano de Contas Financeiro

Para realizar o cadastro do Plano de Contas Financeiro, clique em  Gestão de Cadastros , no menu lateral esquerdo, e  Plano de Contas Financeiro.

Neste tela, o sistema apresentada a estrutura do Plano de Contas Financeiro atualmente cadastrado.

Gerenciamento do Plano de Projetos/Centros de Custo

Para realizar o cadastro do Plano de Projetos/Centros de Custo, clique em  Gestão de Cadastros , no menu lateral esquerdo, e  Plano de Projetos/Centros de Custo.

Neste tela, o sistema apresentada a estrutura do Plano de Projetos/Centros de Custo atualmente cadastrado.

Estrutura em níveis dos planos de contas financeiros e projetos/centros de custo

A estrutura dos planos deve ser construída por níveis e sub níveis, totalizadores e analíticos, conforme exemplo:


1. Primeiro nível - T

    1.1. Segundo nível - T

         1.1.1. Terceiro nível - T

                 1.1.1.01 Quarto nível - T

                            1.1.1.01.001 Quinto nível - A


Como exemplo, é apresentada abaixo a estrutura para definição de receitas próprias de custeio, no plano de contas financeiro:

1. Receitas - T

    1.1. Receitas Operacionais - T

         1.1.1. Receitas Próprias - T

                 1.1.1.01 Custeio - T

                            1.1.1.01.001 Doações Pessoa Jurídica - A

                            1.1.1.01.002 Doações Pessoa Física - A

                            1.1.1.01.003 Contribuições - A

                               (...)


Caso haja necessidade, é possível a utilização de uma quantidade maior ou menor de subníveis.


Nesta estrutura, os níveis e sub níveis principais são chamados de contas totalizadores, que funcionam como agrupadores dos dados. Já os últimos sub níveis, são chamados de contas analíticas. As contas analíticas são as utilizadas no rateio dos lançamentos.


Desta forma, é possível realizar a análise das movimentações financeiras em diferentes níveis, considerando tanto as contas analíticas utilizadas nos lançamentos, quanto as totalizadoras, que irão somar o valor das movimentações financeiras registradas nas contas analíticas do mesmo grupo.

🚀 Precisa de Ajuda?


Se você tiver qualquer dúvida ou encontrar dificuldades ao utilizar esta ou outras funcionalidades do nosso sistema, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Estamos aqui para ajudar! 😊

📧 Atendimento Ongsys: suporte@ongsys.com.br





Share by: