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Compras - Etapas 5 e 6: Gestão de Pedidos
As Etapas 5 e 6 correspondem a pedidos vinculados aos fornecedores selecionados a partir da análise da cotação na Etapa 4.
Na Etapa 5, temos os pedidos pendentes, ao em andamento. Para os pedidos de compra nesta etapa, é possível:
- Integrar a requisição com o módulo financeiro, criando despesas relacionadas à compra ou contratação;
- Enviar o pedido ao fornecedor por e-mail;
- Registrar um contrato com o fornecedor;
- Controlar a entrega dos produtos ou serviços.
Já na Etapa 6, temos os pedidos concluídos.
Atenção:
A gestão dos pedidos de compras é realizada em tela separada. Você deve acessar Compras > Pedidos de Compras e Contratações.
Gestão de Pedidos
Para acessar a funcionalidade, clique no menu Compras > Pedidos de Compras e Contratações.
Nesta tela, serão listados todos os pedidos ao fornecedor. Por meio das abas no topo da página, é possível diferenciar os pedidos Pendentes (Etapa 5) dos pedidos Finalizados (Etapa 6).

Cada pedido a fornecedor possui, na coluna Status do Pedido, quatro indicativos de controle:
- Pedido atendido ou não atendido - indica se todos os produtos comprados foram entregues ou se todos os serviços contratados foram executados;
- Contrato gerado ou não gerado - indica se foi criado um contrato vinculado a requisição de compras;
- Pedido enviado ou não enviado ao fornecedor - indica se o pedido foi enviado ao fornecedor;
- Integração com o financeiro realizada ou não realizada - indica se foi criado o provisionamento de despesas relacionadas ao pagamento do pedido no módulo de Contas a Pagar.
Como gerar despesas relacionadas ao pedido
Para realizar o provisionamento de despesas relacionadas ao pagamento do pedido, você deve encontrar o pedido na lista e, na coluna Ações, clicar no botão (⋯) e depois em Gerar contas a pagar.
Na tela que se abrirá, você deve preencher os dados gerais da despesa, escolher o tipo de negociação, quantidade de pagamentos e rateio, e clicar em Salvar.
Como resultado, o sistema irá criar Contas a Pagar vinculadas a este pedido.
Observe que, ao gerar contas a pagar, o indicativo de integração com o financeiro na coluna Status Pedido fica em verde.

Você também pode visualizar as contas a pagar vinculadas ao pedido clicando no
botão (⋯) e depois em
Visualizar contas a pagar, na coluna Ações.
Como gerar um contrato relacionado ao pedido
Para cadastrar um contrato relacionado ao pedido, você deve encontrar o pedido na lista e, na coluna Ações, clicar no botão (⋯) e depois em Gerar contrato.
Na tela que se abrirá, você deve preencher os dados gerais do contrato e clicar em Salvar.
Como resultado, o sistema irá criar um Contrato vinculado a este pedido.
Observe que, ao gerar o contrato, o indicativo de contrato gerado na coluna Status Pedido fica em verde.

Como enviar pedido por e-mail ao fornecedor
Para enviar o pedido por e-mail ao fornecedor, você deve encontrar o pedido na lista e, na coluna Ações, clicar no botão (⋯) e depois em Enviar pedido por e-mail ao fornecedor.
Na tela que se abrirá, confirmar os dados de contato do fornecedor e clicar em Enviar.
Como resultado, o sistema irá criar enviar o pedido ao fornecedor e anexar o documento PDF correspondente ao pedido.
Observe que, ao gerar o contrato, o indicativo de pedido enviado na coluna Status Pedido fica em verde.

Caso você tenha enviado o pedido ao fornecedor por fora do sistema, também é possível indicar que o pedido já foi enviado. Para isso, você deve encontrar o pedido na lista e, na coluna Ações, clicar no
botão (⋯) e depois em
Marcar pedido como enviado ao fornecedor.
Observe que, ao gerar o contrato, o indicativo de pedido enviado na coluna Status Pedido fica em verde.
Como controlar entregas e prestações de serviço do pedido
Uma vez que o pedido foi enviado ao fornecedor, é possível controlar as entregas dos produtos ou prestações dos serviços relacionados.
Para isso, você deve encontrar o pedido na lista e, na coluna Ações, clicar no botão (⋯) e depois em Entregas/Prestação dos serviços.
Na tela que se abrirá, serão listados todos os produtos/serviços do pedido, assim como as quantidades, e você poderá informar as datas em que foram entregues.
Utilize essa função para controlar o atendimento ao pedido pelo fornecedor.
Assim que todos os produtos/serviços do pedido forem entregues/prestados, o indicativo de pedido atendido na coluna Status Pedido fica em verde.

Como encerrar um pedido pendente
Os pedidos pendentes, correspondente à Etapa 5 do processo, podem ser finalizados.
Para isso, você deve encontrar o pedido na lista e, na coluna Ações, clicar no botão Encerrar processo de compras.
Ao encerrar, o pedido ficará com status de encerrado, correspondente à Etapa 6 do processo.

Como exportar o pedido para PDF
Uma vez gerado um pedido, é possível gerar um PDF com todos os dados solicitados.
Para gerar, basta encontrar o pedido e, na coluna Ações, clicar no botão (⋯) e depois em Exportar Pedido para PDF.
Este é o mesmo PDF enviado por e-mail ao fornecedor ao utilizar a função de envio do sistema.
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