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Compras - Diferenças entre Versões do Módulo de Compras

William Tenório • June 17, 2025

O Módulo de Compras do Ongsys passou por uma reestruturação completa, com foco em melhorias na usabilidade, visualização e gestão de requisições. O fluxo de etapas permanece o mesmo, mas várias funcionalidades foram ampliadas ou aprimoradas para oferecer mais autonomia e controle aos usuários.

✔️ Aumento no número de níveis de aprovação

Antes: Até 3 níveis sequenciais de aprovação.
Agora: Até
4 níveis sequenciais, oferecendo mais flexibilidade nos fluxos de aprovação.

✔️ Tela de Gerenciamento de Requisições

Antes: Não existia. Alterações em requisições só eram feitas pelo time de suporte via banco de dados.
Agora: Os gestores podem, diretamente pelo sistema:

  • Cancelar requisições
  • Mover requisições para etapas anteriores
  • Reiniciar requisições canceladas
  • Alterar aprovadores
  • Alterar comprador responsável
  • Consultar uma linha do tempo detalhada com o histórico de alterações
By William Tenório March 13, 2025
A tela de gerenciamento de requisições permite visualizar todas as requisições de compras e contratações da organização. Através desta interface, os usuários podem acompanhar o status das requisições e acessar informações detalhadas sobre cada uma delas. Essa tela centraliza todas as ações de controle e acompanhamento das requisições, proporcionando maior transparência e eficiência na gestão de compras e contratações. O acesso se dá por meio do menu Compras > Gerenciamento de Requisições .


✔️ Melhoria na interface de preenchimento

Houve uma reformulação completa nas telas de preenchimento das requisições e registro das cotações. Agora, o processo de montagem do pedido (inclusão de produtos ou serviços) está mais organizado e intuitivo, com uma estrutura que facilita a inclusão e revisão dos itens solicitados.

Da mesma forma, a tela de lançamento de cotações dos fornecedores também foi aprimorada, permitindo uma comparação mais clara entre as propostas e um preenchimento mais rápido e eficiente.

✔️ Melhorias na Análise de Cotações

O processo de análise de cotações foi reformulado para tornar a comparação entre múltiplas propostas de fornecedores mais clara e eficiente. Agora, o sistema apresenta as informações de forma mais organizada, facilitando a visualização lado a lado das condições oferecidas (preço, prazo, observações, entre outros), o que contribui para uma tomada de decisão mais rápida e segura na escolha do fornecedor vencedor.

✔️ Centralização das informações

Antes: Havia duas telas distintas (Requisição e Cotação), o que gerava confusão para os usuários.
Agora:
Todo o processo acontece em uma única tela, centralizando o acompanhamento da requisição, cotações e aprovações.

✔️ Integração com o Financeiro e Contratos mais flexível

Antes: A integração com o financeiro, geração de contrato e envio de pedido ao fornecedor só aconteciam ao encerrar o pedido (envio da Etapa 5 para Etapa 6).
Agora: Essas ações podem ser feitas
durante a etapa 5, mesmo antes do encerramento definitivo. Assim, o pedido só precisa ser encerrado quando o cliente desejar (por exemplo, após o recebimento do produto ou execução do serviço).

✔️ Layouts de PDF atualizados

Os modelos de impressão da Requisição e do Pedido de Compras foram reformulados, com melhorias visuais e de organização das informações.


👉 Para saber mais sobre como utilizar o novo módulo, acesse o  tutorial completo do processo de compras.

Se precisar de ajuda, nossa equipe de suporte está à disposição para orientar sua organização na adaptação à nova versão.



Dica:


Tanto a versão anterior, quanto a nova versão, estarão disponíveis simultaneamente no sistema, temporariamente.


Libere o acesso a nova versão e remova o acesso a versão anterior por meio da gestão de usuários, em Configurações > Usuários e Permissões.

Atenção:


A partir de 01 de agosto de 2025 a versão anterior não estará mais disponível.

🚀 Precisa de Ajuda?


Se você tiver qualquer dúvida ou encontrar dificuldades ao utilizar esta ou outras funcionalidades do nosso sistema, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Estamos aqui para ajudar! 😊

📧 Atendimento Ongsys: suporte.ongsys@bhub.ai